Projeto de extensão da UENF cria jogo no estilo ‘detetive’ para ensinar conceitos científicos a estudantes do ensino médio

Pesquisadores da UENF criaram uma forma inovadora e divertida de ensinar conceitos científicos para os estudantes de ensino médio: o “Detective Challenge”, — um jogo de cartas no estilo “Detetive”, no qual os estudantes seguem pistas para desvendar os genes da soja. A iniciativa integra o projeto de extensão “Por Dentro do DNA da Soja”, coordenado pelo professor Thiago M. Venâncio e pela residente pós-doutoral do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal da UENF, Dayana Turquetti.
Com o objetivo de aproximar o ambiente escolar da pesquisa científica, o projeto promove uma série de atividades interativas com estudantes do ensino médio da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa utiliza como principal ferramenta o Atlas de Expressão Gênica da Soja (https://soyatlas.venanciogroup.uenf.br/), plataforma desenvolvida pelo grupo de pesquisa do professor Thiago Venâncio, vinculado à Universidade.
O projeto propõe uma abordagem inovadora e lúdica para apresentar conceitos de genética, biologia molecular, bioinformática e biotecnologia de forma acessível. As atividades contam com o apoio financeiro da Faperj, CNPq, UENF e Capes, viabilizando sua realização tanto pelo fomento à pesquisa quanto pela concessão de bolsas.
A atividade dura aproximadamente duas horas e é dividida em uma parte teórica e outra prática. Na etapa teórica, o grupo introduz conceitos fundamentais das áreas de genética, biotecnologia e bioinformática, com foco na relação entre pesquisa científica e produção agrícola. Na etapa prática, os alunos acessam o Atlas de Expressão Gênica da Soja e participam do Detective Challenge. A dinâmica propõe que os participantes desvendem a função de genes da soja a partir de pistas relacionadas aos seus perfis de expressão em diferentes tecidos da planta.

Até o momento, o projeto já foi realizado em dez edições, envolvendo três instituições de ensino de Campos dos Goytacazes — Colégio Estadual Visconde do Rio Branco, Liceu de Humanidades de Campos e Colégio Estadual Nilo Peçanha — e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Petrópolis.
— O objetivo é aproximar os alunos da ciência de forma prática e acessível. O impacto do projeto tem sido altamente positivo, com elogios de alunos e professores, que destacam o caráter inovador da atividade, por unir ciência e ludicidade — diz Dayana.
A repercussão alcançou também o meio acadêmico: o artigo que descreve o jogo Detective Challenge foi aceito para publicação nos anais do X-Meeting 2025, evento da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C).
As escolas interessadas em aplicar essa atividade com turmas do 2º e/ou 3º ano do ensino médio podem entrar em contato pelo site: https://venanciogroup.uenf.br/contact/
(Jornalistas: Giovanna Toledo, Luana Fernandes e Fúlvia D’Alessandri – ASCOM/UENF)
