Professores da UENF no Pint Of Science nesta terça-feira

O “Pint of Science”, um dos mais importantes eventos de divulgação científica do mundo, que em Campos dos Goytacazes-RJ tem organização do Projeto “Ciência Pra Gente”, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), terá nesta terça-feira (08/11) a participação de dois professores da UENF, Shirlena Campos S. Amaral e Tiago Motta Venâncio.

Esta terça-feira é o segundo e último dia do evento, que é realizado simultaneamente em dois bares, a partir das 19 horas. A entrada é gratuita e não é exigida consumação mínima. No Porks, localizado na Avenida Pelinca, 350, no Parque Tamandaré, em Campos, a professora Shirlena Amaral, do Programa de Pós Graduação em Políticas Sociais da UENF,  apresenta o tema “O aspecto social da beleza na contemporaneidade”. No Nomad, localizado na Rua João Sobral Bittencourt, 100, no Parque Dom Bosco, em Campos,  o professor e pesquisador de Bioinformática da UENF, Thiago Venâncio, apresenta o tema “Sequenciamento de DNA e codificação da vida”.

— Nesta apresentação falaremos sobre como a vida  está codificada no DNA e o que os cientistas têm descoberto sobre isso. Quais são as principais implicações na nossa saúde, na agricultura e na biotecnologia — informou o professor Thiago Venâncio.

O Festival “Pint of Science” nasceu na Inglaterra, em 2012, idealizado por pós-doutorandos que acreditavam ser necessário proporcionar discussões científicas fora do ambiente acadêmico, em locais descontraídos como bares e restaurantes. A ideia era tornar a ciência acessível ao público, de maneira informal. Em 2015 o evento chegou ao Brasil para divulgar a ciência de forma descomplicada e divertida. E em 2018, por meio de egressos da UENF, que faziam pós-doutoramento na USP (Universidade de São Paulo), o “Pint Of Sciense” chegou a Campos.

O Pint Of Science Campos tem apoio do Instituto Federal Fluminense (IFF), do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), patrocínio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Hemoclin.

A programação completa pode ser acessada aqui.

Mais informações nas redes sociais do Projeto Ciência Pra Gente.