ECOlagos: educação ambiental e soluções sustentáveis

Empresa Júnior da UENF é a primeira a reunir estudantes de ensino semipresencial no âmbito da Confederação Brasileira de Empresas Juniores e primeira do Cederj

A ECOlagos, empresa júnior sem fins lucrativos com foco em Educação Ambiental e soluções sustentáveis à sociedade, formada por estudantes de ensino semipresencial da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), é a primeira empresa júnior de ensino semipresencial federada do Brasil, no âmbito do Movimento Empresa Junior (MEJ) da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Junior).

— Fundamos a ECOlagos em 8 de fevereiro de 2021 e nos federamos em 6 de dezembro de 2021. Somos a primeira empresa júnior semipresencial federada do Brasil e a primeira do Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro). Estamos com 25 membros. Podem ser membros os alunos do presencial também. Podemos ter alunos de todos os polos contemplados pela UENF. Temos alunos do polo de São Gonçalo e São Fidélis. Todo polo UENF pelo Cederj é contemplado. E a matriz em Campos também — informa Romeu Coelho, fundador e presidente da ECOlagos, licenciando em Ciências Biológicas pelo Polo Cederj/UENF de Macaé.

A empresa júnior Ecolagos presta serviços como produção e venda de eBooks, planos de aula prática e virtual, confecção e transmissão de minicursos, organização de palestras e eventos, logística reversa, licenciamento ambiental, gerenciamento de resíduos e produtos ecológicos.

Em um ano e 10 meses de história, a ECOlagos tem alguns cases de sucesso, como a implementação de uma horta sustentável, que resultou em um eBook, a confecção de camisas em Educação Ambiental, palestras sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), projeto que está em andamento e também resultará em um eBook, e a divulgação científica nas redes sociais.

Empresa Júnior –
Segundo a Federação das Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro (RioJunior): “as empresas juniores são constituídas pela união de alunos matriculados em cursos de graduação em instituições de ensino superior, organizados em uma associação civil com o intuito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento do país e de formar profissionais capacitados e comprometidos com este objetivo”.