NEABI/UENF dá boas-vindas à comunidade acadêmica e de Campos

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da UENF (NEABI/UENF), em parceria com o Cine Darcy e a ATOS Central de Imagens, realiza nos dias 18 e 19/04/23 (terça e quarta) um evento gratuito de boas vindas ao ano letivo de 2023 para a comunidade acadêmica de Campos dos Goytacazes/RJ. Serão dois dias de exibição dos seis episódios do seriado, inédito, CONEXÃO BRASIL SENEGAL: a cultura em nós. Após as exibições, haverá rodas de conversa sobre relações étnico-raciais para fomentar as ações antirracistas.

O seriado CONEXÃO BRASIL SENEGAL: a cultura em nós faz um convite para uma imersão nas conexões existentes entre as expressões culturais afro-brasileiras e as etnias senegalesas: a capoeira angola e a luta senegalesa dos diolas, o samba e iniciados mandinga, o candomblé e o islamismo dos peulh, a dança afro e o sabar dos wolof, o rap e o slam e o tassu dos sereres, e o reggae dos soninkes.

Com seis episódios de 26 minutos, a série “CONEXÃO BRASIL SENEGAL: A Cultura em Nós” está disponível no CineBrasilTV. A série tem autoria e direção geral da cineasta Carem Abreu, doutoranda em Políticas Sociais da UENF, membro do NEABI/UENF e sócia-diretora da ATOS Central de Imagens, e co-autoria e direção de fotografia do cineasta e videorrepórter senegalês Mamadou Diop, da DLM Films.

O intenso processo de pesquisa histórica, de campo e gravações percorreu cerca de 71 mil km em território brasileiro e senegalês, e entrevistou mais de 40 agentes culturais nos dois países.  Veja a sinopse da série, trailers e descrição dos entrevistados e temas dos episódios AQUI.

O NEABI/UENF é um grupo de estudos, criado em 2012, para combater e superar o racismo e promover ações afirmativas dentro e fora da Universidade. Sob coordenação da professora Clareth Reis, o núcleo atua na formação de pessoas para a qualificação do debate acerca das relações étnico-raciais. O intuito é promover ações de educação, intervenção social, buscando contribuir com a transformação das estruturas de desigualdade social e racial.  O NEABI_UENF integra a Rede Nacional de NEABs, o Consórcio Nacional dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros do Brasil (CONNEABs) e a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN).

PROGRAMAÇÃO
Dia 18 de abril (terça), de 18h as 20h30.

Exibição do seriado CONEXÃO BRASIL SENEGAL: a cultura em nós
Local: Cine Darcy (entrada pelo piso exterior do Centro de Convenções).

Episódio 1: CAPOEIRA VEIO DA ÁFRICA, AFRICANO QUEM BOTÔ. Conexões culturais entre a Capoeira Angola e a Luta Senegalesa dos diolas, o Lamb, o berimbau e o ekoting, o atabaque e o bougarabu.

Episódio 2: QUEM NÃO PODE COM MANDINGA NÃO CARREGA PATUÁ. Conexões culturais entre os ritos de iniciação para a vida adulta dos mandingas (circuncisão) e o nascimento de uma nova sambista (desfile na Sapucaí).

Episódio 3:  O ENCONTRO DE ALLAH COM OXALÁ. Conexões culturais entre o candomblé e o islamismo dos peuls, utilização de patuás/gris-gris e sacralização de animais para proteção e o bem comunitário.

Roda de Conversa: Ações afirmativas e as relações étnico-raciais para superação do racismo.

Dia 19 de abril (quarta), de 18h às 20h30

Exibição do seriado CONEXÃO BRASIL SENEGAL: a cultura em nós
Local: Cine Darcy (entrada pelo piso exterior do Centro de Convenções)

Episódio 4: DANÇA AFRO, UM JEITO QUE O CORPO DÁ. Conexões culturais entre a dança afro e o sabar dos wolofs, um instrumento e uma dança. Influência da Ecole des Sables na dança afro-brasileira.

Episódio 5: PROTESTO SONORO. Conexões culturais entre o rap e o slam, e o taassu dos sereres, que utilizam o canto e a poesia para reivindicar direitos e manter a sua cultura e história.

Episódio 6: É LEGAL SER NEGÃO SENEGAL. Conexões culturais entre o reggae, a dança dos guerreiros soninkes, que reivindicam a origem do reggae, o reggae favela e do reggae dançado juntinho.

Roda de Conversa: Ações afirmativas e as relações étnico-raciais para superação do racismo.

Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo