O Projeto de Extensão Universitária Paraesporte, com sede na UENF, passará a oferecer aulas de Equoterapia para crianças a partir de dois anos, adultos e idosos com deficiência. As inscrições podem ser feitas de terça-feira a quinta-feira, das 9h às 12h, na sala do Paraesporte, no prédio da Reitoria da UENF. A partir de março, os interessados poderão ir de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Em Campos, a UENF será o único local disponibilizando o serviço de forma gratuita. Os atendimentos começam em março.
A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo, buscando o desenvolvimento biopsicossocial e melhorando a qualidade de vida de pessoas com deficiência. É indicada para o desenvolvimento pessoal, somático e psíquico de pessoas com comprometimento motor e cognitivo.
Entre os benefícios estão o ganho de tônus muscular, equilíbrio e aspectos de psicomotricidade. A equipe de profissionais contará com educador físico, fisioterapeuta, psicólogo e equitador.
A dona de casa Alessandra Terra ficou sabendo das aulas e já fez a matrícula da filha, Eloá Vitória, de 3 anos, que tem Síndrome de Down.
— A Eloá gosta muito de animais, e acredito que as aulas de Equoterapia irão ajudar muito no tratamento dela. Além disso, ela também vai fazer natação no Paraesporte. Moro longe e tenho que pegar dois ônibus para chegar aqui, mas faço tudo pela saúde da minha filha — disse a mãe.
Os documentos necessários são:
RG e CPF do usuário e do responsável;
Comprovante de residência;
Foto de rosto identificável do usuário;
Cartão de Vacina contra COVID
Atestado Médico liberando a prática da Equoterapia
Exame para averiguar instabilidade Atlanto Axial (Para pessoas com Síndrome de Down)
Laudo Médico.