Pint of Science – programação 09/09

Evento nacional

O segundo dia do Pint of Science 2020, no evento nacional, temos um debate sobre a história das vacinas e do movimento anti-vacina no Brasil e no mundo (da Revolta das Vacinas aos anti-vax). Com o tema “Quem tem medo da vacina chinesa?”, o pesquisador Ricardo Gazzinelli e o jornalista Iberê Thenório, falam sobre o negacionismo da ciência. Qual é o papel da divulgação científica para combater isso e por que os divulgadores não devem se preocupar apenas com os “terraplanistas”. Quais as perspectivas para encontro da vacina da Covid-19?

O link para assistir é https://bit.ly/Pint20BR-0909 e o evento começa às 20h.

Evento Campos dos Goytacazes

Às 10h temos o primeiro debate, com o tema “Água em perspectiva”. A água é recurso natural público. Apesar disso, não é perene e seu acesso não igual para todos. Dependendo da situação, a água que mata a sede, também pode interferir em atividades marítimas ou ser um condutor para disseminar doenças. Será que estamos fazendo o necessário para garantir o uso racional e integrado da água? Isso é o suficiente para prever e nos proteger contra eventos extremos: pandemias, ressacas, secas e enchentes? Vem descobrir com a gente!

Os participantes são: Rodrigo Pratte-Santo, Karla Gomes de Alencar Pinto e Eduardo Manuel Rosa Bulhões. O evento começa às 10h e pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/channel/UCZx_6o74RkF5ovm0ZPnWC7Q

Água em perspectiva, informações aqui

O segundo debate do dia é sobre “Tecnologias na Ciência” e terá a participação de Thiago Motta Venâncio, Jonnathan dos Santos Carvalho, Mariza Ferro e Douglas Alexandre Gomes Vieira.

Cada vez mais temos a necessidade de coletar dados, aprender ao longo da vida e fazermos por conta própria. Com a correria do dia-a-dia, o uso de máquinas bem “treinadas” pode facilitar nossa rotina e, por que não facilitar também o entendimento da ciência. Será que podemos produzir mais, com menor custo e em menos tempo? Quais transformações teremos em nossas a partir disso? Ou já temos vivendo tudo isso?

O evento se inicia às 14h e pode ser acessado no link https://www.youtube.com/watch?v=RNVuFErqO8w

Tecnologias na Ciência, informações aqui

O terceiro e último painel da programação do segundo dia do Pint of Science abre um debate sobre a arte e o saber científico, com o tema “Ciência e Arte”. Para além dos métodos de experimentação laboratorial e das classificações e sistematizações típicas das pesquisas, a ciência dialoga constantemente com o cinema, com o teatro, com a literatura, com a pintura e com outras expressões artísticas. Vamos debater como a arte pode se relacionar com a ciência?

Participam do debate Attilio Colnago, Guilherme Guaral e Adriana Carvalho da Silva. O evento se inicia às 16h e o acesso pode ser feito pelo link https://www.youtube.com/channel/UCgmKzU0BklmdPnHbS2vJCew

Ciência e Arte, informações aqui

O evento local tem o apoio da UENF, IFF, IFRJ, 97 FM, Ciência prá Gente, Hemoclin, Cervejaria Pindorama e Rádio IFF FM.

Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo