Servidora da UENF apresenta trabalho em Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia

Evento aconteceu de forma on-line, nos dias 01 e 02 de dezembro. Imagem: reprodução internet

A servidora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Kátia Vianna Menezes participou, no início deste mês, do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGeT), um dos principais eventos ligados à área. Administradora por formação, ela atua há 27 anos como analista de planejamento na UENF, onde atualmente trabalha na Gerência de Compras/Diretoria Geral de Administração. O trabalho é conciliado ao Mestrado em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão, no IF Fluminense.

De acordo com Kátia, o evento ofereceu uma excelente oportunidade de publicação de trabalhos e troca de experiências científicas, o que é de suma importância para o seu desenvolvimento acadêmico.

“Minha participação foi enriquecedora, porque também atuei como simposista mediadora. O tema abordado, sobre Compras Públicas Sustentáveis, tem ganhado cada vez mais importância, tanto nacional quanto internacionalmente”, ponderou.

No simpósio Kátia apresentou o artigo “Práticas de compras públicas sustentáveis: uma revisão sistemática”, junto com Pedro Augusto Muylaert Reis Pessanha, também aluno de mestrado SAEG/IFF. Segundo a servidora, a proposta tem uma visão para trabalhos futuros, para serem ampliadas em outras bases. Com a linha de pesquisa Sistemas Aplicados à Gestão, a dissertação de mestrado está em andamento.

“Vou falar sobre a aplicação de grafos semânticos e mineração de dados, a partir da modelagem e execução de processos de negócios, na área de compras públicas, tendo a Uenf como case. Ter a visão sobre as compras públicas sustentáveis é muito importante pra seguir com o tema da dissertação, com a aplicação na melhoria da gestão”, completou.

Com um olhar bastante voltado para a sustentabilidade, a pesquisadora reconhece a importância da sua aplicação na área de gestão e tecnologia e, além disso, busca inspirar outros servidores da Universidade.

“Minha proposta de dissertação, de forma indireta, é atingir a sustentabilidade nas compras públicas, para impactar positivamente na administração, mediante a utilização da gestão do conhecimento organizacional e do gerenciamento de processos de negócios. Vejo nessa oportunidade uma forma de inspirar outros servidores técnico administrativos para a capacitação, para que sigam estudando e crescendo profissionalmente”, completou.

Concurso de fotografia – Mostrando a sua predileção por temas ligados ao meio ambiente e à sustentabilidade, Kátia participou de um concurso de fotografia promovido pela Embaixada e Consulados dos EUA. Com o tema “Eu escolho a terra”, 1.434 fotos foram inscritas e a da servidora ficou entre as 30 selecionadas. A imagem do nascimento de um pé de abricó fará parte de uma exposição digital. Há algum tempo Kátia participa de oficinas promovidas pela Agroecologia da UENF e, a partir disso, planta em casa mudas para doação.

Imagem selecionada no concurso promovido pela Embaixada e Consulados dos EUA. Foto: Kátia Vianna Menezes