Programa de Sociologia Política lança novo episódio de podcast

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da UENF lançou nesta semana o novo episódio do podcast “Sociologia Política em Áudio”. O programa está disponível na plataforma Spotify, bem como outros episódios do podcast, lançado em 2022 e que tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

A coordenadora do PPGSP, Wania Mesquita, disse que as ações previstas no projeto objetivam consolidar as atividades acadêmicas e promover a comunicação e difusão científica resultante das pesquisas de docentes e discentes do PPGSP.

O editor do podcast, Ricardo Shiota, doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ressaltou que o podcast é um gênero comunicativo que permite levar o conhecimento científico para uma massa de pessoas que normalmente não teria acesso a tais informações.

— As novas mídias têm um alcance inusitado, com grande potencial para a comunicação com o grande público — disse.

Segundo ele, “Sociologia Política em Áudio” se destaca por oferecer aos ouvintes, em minutos, os resultados de pesquisas realizadas em dois anos, no caso das dissertações de mestrado, ou em quatro anos, no caso das teses de doutorado.

— Ele foi pensado para ser didático, feito em linguagem simples, despojada, com perguntas relacionadas aos dias atuais, ao processo da pesquisa, aos achados, às curiosidades e, assim, busca despertar o interesse do público. O podcast é uma ferramenta de grande potencial para a divulgação científica, porque a pessoa pode ouvir enquanto prepara o café, o almoço ou o jantar, pode conhecer pesquisas científicas enquanto realiza as suas atividades rotineiras — afirmou.

Segundo a coeditora do podcast, Camila Berçot, doutoranda em Sociologia Política da UENF, o processo de produção do podcast começa com o convite ao egresso para participar. Ele recebe um roteiro que orienta na elaboração dos áudios, no qual é sugerido que o egresso procure um local e um horário silencioso para fazer as gravações.

— Não é uma entrevista em tempo real, pois, assim, o participante fica livre para produzir seus áudios em sua casa, usando o seu celular ou seu computador e aplicativo de sua preferência. Após a gravação, o participante envia os arquivos para o e-mail do podcast em formato “mp3”.  O episódio é montado, editado, renderizado e publicado. Caso o egresso tenha dificuldade para fazer as gravações em sua casa, a equipe do podcast faz o agendamento do atendimento e gravamos com o participante nas dependências da UENF, no Centro de Convenções — informou Camila.

Autora de uma das teses apresentadas no podcast e uma das teses finalistas do prêmio Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS) de teses 2022, Luciana Barbosa, falou sobre sua participação no Sociologia em Áudio e o prêmio da ANPOCS.

– É sempre um prazer poder compartilhar um pouco sobre nossas pesquisas. Foi ótimo, fico feliz que o PPGSP utilize esta ferramenta para divulgação científica. Em relação ao prêmio finalistas da ANPOCS, foi uma ótima notícia. Estar entre as dez teses mais bem avaliadas do ano dá um ânimo extra para publicar e divulgar o trabalho, depois de tanto tempo dedicado à pesquisa — considerou Luciana.

A professora Wânia enfatizou que a produção de conhecimento científico do PPGSP da UENF está vinculada às suas linhas de pesquisas, consubstanciadas em abordagens teórico metodológicas sobre as realidades sociopolíticas brasileira.

— O PPGSP, desde sua origem em 2007, tem ampliado as suas atividades e buscado o aperfeiçoamento contínuo das condições para o desenvolvimento das atividades de docência e pesquisa, contribuindo com os desafios e avanços do conhecimento na área de Sociologia, o que reflete o aumento do conceito junto à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) — disse.

Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo