UENF e Prefeitura de Campos se reúnem para combate à COVID-19

Na tarde desta segunda-feira, 06/04/19, o reitor da UENF, Raul Palacio, se reuniu com o prefeito de Campos, Rafael Diniz, com o intuito de estabelecer uma parceria entre a UENF e a Prefeitura de Campos dos Goytacazes destinada à implantação de um Laboratório de Referência Regional para realização de exames para diagnóstico do Coronavírus.

A ação visa contribuir com o reforço das medidas de controle e mitigação do novo Coronavírus e pretende utilizar como base o laboratório existente no Hospital Geral de Guarus (HGG), que já conta com estrutura e experiência no diagnóstico molecular de carga viral por PCR em tempo real quantitativa.

“Foi conversado com o prefeito que a UENF possui equipe e equipamentos para diagnóstico molecular, mas que é necessária a participação da Prefeitura na aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI), insumos e uma adequação no espaço do HGG. A implantação em Campos de um Laboratório de Referência Regional, que atenda às regiões Norte/Noroeste e Lagos, pode desafogar o Lacen, que é o responsável por analisar as amostras de todo estado”, afirmou o reitor da UENF, Raul Palacio.

O equipamento existente no HGG pode realizar até 56 testes/dia. Caso seja necessário, a UENF pode ceder mais recursos humanos e mais um termociclador, o que dobraria o número de diagnósticos/dia.

“Montamos uma força-tarefa na UENF, com diversos pesquisadores, estudantes e técnicos, todos voluntários, em parceria com Secretaria de Saúde de Campos. Vamos aguardar as ações da Prefeitura no que diz respeito à adequação do laboratório existente no HGG e à aquisição dos insumos necessários para posteriormente agendarmos uma visita do Lacen e o credenciamento do laboratório”, disse o professor Renato DaMatta, chefe do Laboratório de Biologia Celular e Tecidual da UENF (LBCT).

Atualmente um dos grandes problemas enfrentados é a falta dos kits para diagnósticos. Poucas empresas fabricam os reagentes e essas empresas não estão conseguindo atender ao mercado. Além disso, existem fatores como a dificuldade de mobilidade e de transporte, causados pela pandemia, que precisam ser superados para um melhor atendimento à população.

“Em um cenário ideal, seria necessário fazer o teste em todas pessoas, mas como isso não é possível a principal medida para a prevenção é o isolamento social. Por isso é muito importante que a população se conscientize de que o melhor a fazer neste momento é ficar em casa e respeitar todas a orientações dos órgãos de saúde”, afirmou o reitor da UENF, Prof. Raul Palacio.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813
Reitoria: (22) 2739-7003
Email: uenf@uenf.br

Fechar Menu