UENF encerra o ano como a 15ª melhor universidade pública do Brasil

logo-informativo.jpg-melhorado-PARA-PORTAL
Campos dos Goytacazes (RJ),  sexta-feira, 27 de dezembro de 2019 – Nº 3.974

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) é a 15ª melhor universidade pública do País e a segunda do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com o resultado do índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), que mede a qualidade do ensino superior no Brasil.

Os cálculos do IGC são baseados nos seguintes dados: média do Conceito Preliminar dos Cursos (CPCs) dos últimos três anos; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu. Na edição 2018, 2.052 instituições tiveram indicadores divulgados, em valores que vão de 1 a 5.

Criada em 1993, a UENF foi a primeira universidade brasileira a possuir um quadro com 100% de professores doutores. Ao longo de seus 26 anos, a Universidade tem participado efetivamente do desenvolvimento da região Norte/Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, através da formação de mão de obra altamente qualificada e da geração de um conjunto de conhecimentos multiplicadores de técnicas, produtos, tecnologias e novos conhecimentos, proporcionando um novo ciclo na produção científica com reflexos diretos no desenvolvimento regional.

“Faltou muito pouco para conseguirmos um resultado que nos deixaria com a nota 5, apenas dois centésimos. A nossa graduação ficou com nota 4, os programas de mestrado e doutorado ficaram com a nota máxima, 5. Falta muito pouco para atingirmos o nosso ideal e vamos buscar a nota máxima na próxima avaliação. O importante é estarmos sempre em condições de formar de profissionais qualificados, com uma universidade inclusiva e que mostre o valor da educação. A população precisa estar próxima e usufruir dos serviços que a UENF oferece”, disse o reitor da UENF Raul Palacio, recém empossado.

Para a vice-reitora Rosana Rodrigues, a presença da UENF entre as principais instituições de ensino superior do país é uma indicação de qualidade. “A permanência da UENF mais uma vez entre as melhores Universidades do Brasil reforça a solidez e o compromisso de quem faz a instituição com a excelência na formação de recursos humanos. Seguiremos buscando as melhores condições para garantirmos uma Universidade sempre reconhecida pela comunidade”, afirmou.

Sisu 2020

Com mais de sete mil alunos, entre graduação, pós-graduação, ensino presencial e EAD, o resultado do desempenho da UENF pode ser observado através da procura que a Universidade tem no processo seletivo, sempre elevado, seja na graduação ou na pós-graduação. Esse ano a UENF disponibilizará na graduação 558 vagas, distribuídas por 16 cursos: Administração Pública (20 vagas), Agronomia (50), Biologia-licenciatura (40), Ciência da Computação (25), Pedagogia-licenciatura (30), Ciências Biológicas bacharelado (80), Ciências Sociais (30), Engenharia Civil (30), Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo (25), Engenharia de Produção (28), Engenharia Metalúrgica (30), Física-licenciatura (30), Matemática-licenciatura (30), Medicina Veterinária (40), Química-licenciatura (30) e Zootecnia (40). O ingresso na UENF é feito apenas no primeiro semestre de cada ano.

Além das vagas presenciais, a UENF está presente em 11 cidades do Estado do Rio de Janeiro, nos polos do CEDERJ, através da Educação a Distância (EAD), com cursos de Biologia, Química e Pedagogia.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813