UENF entrega certificados de curso de extensão ‘Meteorologia e Defesa Civil’

A UENF realizou na última sexta-feira, no campus de Macaé, a solenidade de entrega dos certificados do curso de extensão “Meteorologia e Defesa Civil”. Ministrado pelos professores do Laboratório de Meteorologia da UENF (LAMET), o curso teve a participação de cerca de 50 profissionais da área de defesa civil de Macaé e outros municípios da Região dos Lagos e Serrana.

Segundo a professora Maria Gertrudes Justi, do LAMET, o curso abordou os aspectos voltados aos sistemas meteorológicos que atuam na região e impactam a sociedade civil, bem como as ferramentas que são usadas dentro da meteorologia para fazer frente a isso. Dentre elas, as imagens de satélite e de radar e a modelagem numérica da atmosfera, que fornece os dados para antever os problemas e dar as respostas necessárias.

— Essa ligação entre a universidade, que tem o conhecimento na área de meteorologia, e a defesa civil, que precisa ter atitudes práticas em momentos decisivos, é fundamental. Esse curso foi pensado, estimulado e provocado pela Defesa Civil de Macaé, e o LAMET respondeu, tentando subsidiar com conhecimento, para que esses profissionais possam desempenhar realmente um trabalho mais eficaz, mais produtivo — disse a professora.

A cerimônia de posse contou com a presença do reitor da UENF, Raul Palacio; a vice-reitora Rosana Rodrigues (reitora da UENF a partir de 1º de janeiro de 2024); o pró-reitor de Extensão da UENF, Olney Vieira da Motta; o chefe do LAMET e coordenador do curso, José Ricardo Siqueira; e o vice-prefeito de Macaé, Célio Chapeta, que representou o prefeito do município, Welberth Rezende.

Um dos participantes do curso foi o secretário adjunto de Defesa Civil de Macaé, Joseferson de Jesus Florêncio, que ressaltou a importância dos conhecimentos adquiridos no curso para a gestão do Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Macaé, inaugurado em setembro. O coordenador da Regional da Defesa Civil na Baixada Litorânea, Fábio Gonçalves, que também participou do curso, disse que ficou surpreso com a aquiescência da UENF em realizar o curso.

— Também me surpreendeu a forma como os professores nos trataram e como ministraram o aprendizado. A gente tem que lembrar que são professores universitários, que possuem um conhecimento muito alto e tiveram que ministrar um curso básico. Nessa junção entre a defesa civil e a universidade, quem vai ganhar lá na ponta vai ser a população, com profissionais mais habilitados a partir de 2024 — disse.

Também presente à cerimônia, a secretária adjunta de Educação Básica de Macaé, Flávia Picon. disse que a UENF é uma grande parceira da Prefeitura de Macaé.

— Quando a UENF se instalou aqui foi para atender a região na área de petróleo. Hoje, com o LAMET, esse atendimento se ampliou na vertente das questões meteorológicas. Essa formação é um grande diferencial, pois esses profissionais terão um potencial de poder oferecer um serviço melhor, com mais qualidade e conhecimento mais profundo das suas possibilidades num momento de emergência — afirmou.