Na última semana (de18 a 22/09/23) a UENF organizou o curso “Abordagens em Proteômica Comparativa Gel-free Shotgun Aplicada às Pesquisas em Biotecnologia vegetal” oferecido pelo Centro Argentino Brasileiro de Biotecnologia (CABBIO), sob a coordenação do professor Vanildo Silveira (LBT/CBB/UENF).
O curso recebeu 21 participantes do Brasil, Argentina e Uruguai e contou com a colaboração especial de professores renomados da Argentina, Hernan Burrieza (UBA-AR), e do Uruguai, Rosário Duran (IP/IIB/UY), além dos professores da UENF Claudete Santa Catarina, Gonçalo Apolinário de Sousa Filho e Vitor Batista Pinto.
O reitor da UENF, Raul Palacio, participou da abertura do curso. Ele deu boas vindas aos participantes e destacou a importância da UENF na promoção do desenvolvimento regional e na formação de recursos humanos. Destacou ainda que a UENF investe sempre na renovação e ampliação do seu parque de equipamentos de pesquisa.
— Estas iniciativas, além de promoverem a formação de recursos humanos na área de biotecnologia, são importantes para o fortalecimento de redes de pesquisas nacionais e internacionais — disse o professor Vanildo Silveira, ressaltando que o curso integrou os programas de pós-graduação em Biotecnologia Vegetal e Biociências e Biotecnologia como uma importante ação de internacionalização.
Financiado pelo CABBIO e CNPq, o curso contou ainda, em sua organização, com o apoio valioso da UENF e da Empresa Waters do Brasil.