UENF realiza 2ª Oficina Clubes de Ciência na Escola

“É extremamente necessário termos uma cultura científica, uma divulgação científica nas escolas”, afirma mestre em Educação, professora Natalia Pedron

Evento é destinado a professores de ciência (Foto: Cassiane Falcão/ASCOM/UENF)

A UENF realizou nesta terça-feira, 02/10/24, no Auditório II do P4, a 2ª Oficina Clubes de Ciência na Escola. Na parte da manhã, a mestre em Educação, professora Natalia Pedron, ministrou uma palestra online com o tema “Avaliação dentro do Clube de Ciências”. A palestrante comentou sobre a questão de aprendizagem de conhecimento científico nas escolas e dentro de um espaço não formal, como o Clube de Ciências.

— É extremamente necessário termos uma cultura científica, uma divulgação científica nas escolas. Uma pesquisa de 2021 do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) constatou que apenas 5% da população brasileira conhece um cientista brasileiro. Temos de aproximar os alunos das práticas de investigação científica. Trazer a ciência como fator interessante com a associação teoria e prática, para que eles aprendam ciência fazendo ciência. Este é objetivo dos clubes de ciências, onde são propostas atividades de investigação para que os alunos coloquem em prática, aprendam habilidades e se apropriem do conhecimento científico — afirmou Natalia.

A 2ª Oficina Clubes de Ciência na Escola é organizada pela professora Maria Cristina Gaglianone e equipe. O evento é destinado a professores de ciência. No encerramento da programação, nesta terça-feira, também no auditório II do P4, na parte da tarde, será realizada uma mesa-redonda com professores de ciência relatando experiências com Clubes de Ciência.

Mais informações sobre Clubes de Ciência aqui.

(Jornalista: Wesley Machado/ASCOM/UENF)