UENF realiza atividades de conscientização sobre prevenção da AIDS e das ISTs

Ações nesta quinta-feira e na próxima segunda-feira fazem parte do Dezembro Vermelho

Da esq. p/ a dir.: Remu, Gabriela, Vita, Fabielly, Cláudia Maria e Carolayne (Foto: Cassiane Falcão / Ascom UENF)

O dia 1º de dezembro de 2024 marcou o Dia Mundial da HIV/AIDS. Desde 2016 na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) é desenvolvido o Programa de Prevenção às IST/AIDS da UENF, que durante todo o mês realiza uma série de atividades de conscientização sobre a prevenção da AIDS e das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em alusão ao Dezembro Vermelho. As atividades realizadas foram voltadas à sensibilização e educação da comunidade acadêmica e local, em conjunto com diversas organizações de Campos dos Goytacazes-RJ que também estão com programações para todo o mês do Dezembro Vermelho. O objetivo das atividades é reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e da disseminação de informações sobre os direitos das pessoas que vivem com HIV/AIDS.

Nesta quinta-feira, dia 05/12, foi realizada na saída do Restaurante Universitário (RU) da UENF, durante os horários de almoço e janta, a distribuição de kits de prevenção às ISTs e HIV/AIDS com preservativos externos e internos e folheto informativo sobre a Profilaxia Pré-exposição (PrEP), que é uma medida preventiva com o objetivo de impedir que ocorra infecção pelo HIV em caso de futuro contato com o vírus. Também foi feita uma ação com orientações sobre prevenção, alcançando diretamente a comunidade acadêmica.

“Além de ser uma medida de proteção, é uma garantia de qualidade de vida”, disse o estudante do bacharelado em Ciências Biológicas da UENF, Fábio Hugo Siqueira

Gabriela distribui kit com preservativos e folheto informativo para o estudante da UENF, Fábio (Foto: Cassiane Falcão / Ascom UENF)

O estudante do bacharelado em Ciências Biológicas da UENF, Fábio Hugo Siqueira, considerou a ação realizada no RU com a distribuição de kits com preservativos e folheto informativo muito importante.

— Além de ser uma medida de proteção, é uma garantia de qualidade de vida. Só de criar esta consciência já um motivo — disse Fábio

Na segunda-feira, 09/12, no miniauditório (sala 114) do Centro de Ciências do Homem (CCH), das 15h às 18h, será realizado o evento “Diálogos PositHIVos”, que contará com uma mostra de vídeos, uma apresentação e um bate-papo com o Programa de Prevenção às IST/AIDS da UENF e com Salvador Corrêa (psicólogo e sanitarista, doutor em Saúde Coletiva pelo IFF/FIOCRUZ e mestre em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ). A atividade busca promover um espaço de reflexão e troca de experiências sobre a vivência e prevenção do HIV.

A coordenadora geral do Programa de Prevenção às IST/AIDS da UENF, Shirlena Campos de Souza Amaral, destacou que este evento reafirma o compromisso da UENF com a promoção da saúde e a construção de uma sociedade mais justa e solidária, sem estigmas. 

“A participação de todos é essencial para o sucesso da ação”, afirmou a coordenadora geral do Programa de Prevenção às IST/AIDS da UENF, professora Shirlena Campos de Souza Amaral

Equipe do Programa de Prevenção às ISTs e HIV/AIDS da UENF (Foto: Cassiane Falcão / Ascom UENF)

— O objetivo principal das atividades é promover a conscientização sobre as formas de prevenção das ISTs e HIV/AIDS, destacando a importância do uso de preservativos e do diagnóstico precoce. Além disso, pretende-se estimular o diálogo aberto e respeitoso sobre o HIV/AIDS, contribuindo para a redução do estigma e da discriminação. A programação também visa fomentar o conhecimento sobre os direitos das pessoas que vivem com HIV/AIDS, incentivando a empatia e a inclusão social. As atividades serão realizadas com o apoio dos projetos de extensão que compõem o Programa de Prevenção às ISTs e HIV/AIDS da UENF, que oferecem uma abordagem integrada e contínua sobre o tema. A participação de todos é essencial para o sucesso da ação — afirmou Shirlena.

O Programa de Prevenção às ISTs e HIV/AIDS da UENF tem como coordenadora técnica Maria Helena Barbosa e a participação de projetos integrados, como Janelas para o Conhecimento, coordenado por Shirlena Campos de Souza Amaral, Transformando Vidas, coordenado por Gabriela do Rosario Silva, e Educação e Sexualidade, coordenado por Maria Eugênia Totti. Os projetos têm ainda a participação dos bolsistas: Maryanna Cruz Silva, Sarah Picanço, Maria Eduarda Carvalho, Jasminne Antunes Lima, José Ronaldo Araújo, Jéssica  Evelyn Alves, Bruno Beraldi, Fabielly Vasconcelos, Remu Flor Goitacá, Vita Evangelista, Karolayne Santana de Oliveira, Laura Albino de Souza, Isli Cabral Nascimento, Renato Santana Barbosa Meira e Claudia Márcia Andrade da Silva, e a voluntária Kuana dos Santos Siqueira.

NOTÍCIAS

EDITAIS