Alunos da UNATI confraternizam em arraiá

• Categoria do post:Notícias

A Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI) da UENF realizou nesta quinta-feira (11/07/2024) na quadra do CCH mais um arraiá. O evento teve barraquinhas típicas com caldos variados, refrigerante, doces e pescaria. Na oportunidade também foi realizado um bingo e houve apresentações dos alunos da turma de violão do professor João Victor, de dança de ritmos, banda de forró e quadrilha.

O objetivo do evento foi promover uma confraternização dos alunos do projeto, disse Inês Mello, uma das organizadoras do Arraiá da UNATI, junto de Sandra Maria dos Santos. Uma das mais novas alunas do projeto, a dona de casa Maximira Cordeiro Laurinho, de 57 anos, considera o projeto da UNATI fantástico.

— É maravilhoso, muito bom. As pessoas são ótimas para ensinar. Eu faço várias atividades físicas. Ajuda não só o físico, como o mental e o social. Só tenho a agradecer — afirma Maximira.

Uma das mais antigas alunas do projeto, Laura Pereira dos Santos, de 88 anos, está há 13 anos na UNATI, destaca que sua saúde ficou muito boa com a UNATI.

— Fiz muitas amizades. São pessoas que considero irmãs. Já fiz hidroginástica, hoje faço yoga e pilates — conta Laura.

Também uma das mais antigas alunas do projeto, Delma de Oliveira Velasco, de 82 anos e que também está há 13 anos na UNATI, ressalta que a convivência com outras pessoas abre e alivia a mente.

— A gente tem uma vida social. De vez em quando a gente viaja. Já fui para Raposo, Paraty, Rio de Janeiro — lembra Delma.

A diretora da UNATI, Rosalee Istoe, informa que o projeto tem na atualidade 486 idosos inscritos, fazendo 16 atividades diferentes.

— Agora estamos com médico, psicólogo e dentistas. Todo mundo que se sente idoso pode vir. Temos um estudo com pessoas da lavoura, com 40 anos, que trabalham no sol, têm comorbidades e estão envelhecendo — revela Rosalle, informando ainda que diante do sucesso da UNATI, os projetos de extensão serão implementados também em locais externos à UENF, como o Jardim do Liceu e o Jardim Carioca.

Mais informações sobre a UNATI podem ser obtidas pelo telefone 2748-6063 ou presencialmente na sala 6 do prédio anexo ao CCH/UENF no horário das 8 às 16 horas.