
O ex-reitor da UENF, professor Raimundo Braz Filho, que está completando 90 anos de idade, foi homenageado na atual edição da Revista Química Nova (AQUI).
Reitor da UENF de 2003 a 2007, Raimundo Braz Filho é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), professor emérito da UENF e da UFRRJ, professor Honoris causa da UFC, UNIVASF e UFPB.
Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), professor Braz ingressou na UENF em 1994, atuando no Laboratório de Ciências Químicas (LCQUI).
O Editorial traz um breve histórico da trajetória profissional do professor Braz, ressaltando suas contribuições científicas em fitoquímica, principalmente na determinação estrutural de moléculas orgânicas naturais. Os autores destacam que Braz foi um dos pioneiros no Brasil a aplicar RMN e Espectrometria de Massas em pesquisas químicas, contribuindo
significativamente para a aplicação corriqueira dessas técnicas no país.
Veja AQUI o Editorial, assinado pelo professor Ivo Curcino Vieira, do Laboratório de Ciências Químicas da UENF (LCQUI), ao lado dos professores Jorge M. David (Universidade Federal da Bahia-UFBA), Antonio E. Miller Crotti (Universidade de São Paulo-USP) e Lucas S. Abreu (Universidade Federal Fluminense-UFF).
A Revista traz um tributo aos 90 anos do professor Braz. “Pesquisadores, ex-orientandos, admiradores, parceiros e colegas de todas as regiões brasileiras contribuem com artigos científicos e revisões descrevendo o estado da arte da Química de Produtos Naturais e Química Orgânica no Brasil, como uma forma de registrar a admiração e deixar um registro do grande homem e cientista que é o Prof. Raimundo Braz Filho”, afirma o Editorial.
(Jornalista: Fúlvia D’Alessandri – ASCOM/UENF)