Pré-vestibulandas da UENF realizam sonho de ingressar na Universidade

Talita Bersan, de 18 anos de idade, natural e moradora de São João da Barra, viveu em 2023 uma rotina de muita correria por conta dos estudos na sua cidade natal e em Campos dos Goytacazes. Durante o dia, ela cursava o técnico em Petróleo e Gás no IFF de São João da Barra e, à noite, ela vinha para Campos para cursar o Pré-Vest UENF. Ao final do ano todo, o esforço valeu à pena. Afinal, Talita foi aprovada para Engenharia de Produção na UENF. Ela conta como foi todo o processo, onde chegou várias vezes a ter de estudar final de semana e feriado.

— Apesar de ser uma correria porque eu saía do IFF de São João da Barra e vinha no ônibus universitário de São João da Barra direto para o Pré-Vest UENF, que era das 18 até às 23 horas, o Pré-Vest UENF foi essencial, pois com essa rotina toda eu acabava não conseguindo estudar muito fora do Pré-Vest UENF para o ENEM, era tudo muito corrido. Mas, mesmo assim, só de estar em sala tendo o conteúdo bem explicado, professores atenciosos tirando as dúvidas, simulados. A professora de Redação foi muito boa, saímos do 0 para mais de 800 de nota — considera Talita.

A estudante afirma que o Pré-Vest UENF lhe ajudou a sanar dúvidas de Matemática do Fundamental, que ela achava que nunca ia aprender.

— O meu objetivo era passar para a UENF. Muitos professores que tive no Ensino Médio do IFF São João da Barra já passaram por aqui e sempre falaram muito bem do ensino. E tinha o curso que eu queria, que era o de Engenharia de Produção, então aguardei a nota do SISU para cá e deu tudo certo, graças a Deus — lembra Talita.

Outra aluna de pré-vestibular da UENF que ingressou na Universidade do Terceiro Milênio foi Eduarda Gama, também de 18 anos de idade. Ela, que cursou o Pré-Vestibular Teorema, da UENF, ingressou no curso de Ciências Biológicas. Ela diz que o Pré-Vest Teorema a ajudou muito.

— Vim do meu Ensino Médio sem muita base e o Pré-Vest Teorema me ajudou muito a entender o ENEM como um todo. Os professores sempre ensinaram muito bem e foram acolhedores com todos. Escolhi a UENF pelas oportunidades que a universidade dá e pelos profissionais que eu admirava que fizeram o nível superior na UENF — ressalta Eduarda, que veio do Rio de Janeiro capital para estudar em Campos.

— Sempre morei no Rio de Janeiro, no bairro Penha circular. Em 2023, eu morei em Campos, mas tive que me mudar pro Rio de novo no final do ano de 2023. Aí quando vi que entrei pra UENF, vim ficar na casa de uma tia até conseguir um lugar para alugar — explica Eduarda.

O coordenador do Pré-Vest UENF, Gustavo Cabral, destaca que a turma de 2023 do Pré-Vest UENF foi formada por 70 alunos que passaram por processo seletivo.

— Todos os alunos concluintes foram aprovados no ENEM 2023, ou seja, houve 100% de aprovação dos alunos concluintes. As instituições conquistadas por nossos alunos foram: UENF, IFF, ISEPAM, UFRJ, UERJ e UFES. As aulas do Pré-Vest UENF são realizadas de forma presencial na UENF em período noturno, de 18h20 às 22 horas — informa Gustavo.

A coordenação do Pré-Vestibular Social Teorema comunica que o curso teve 10 alunos aprovados para universidades como a UENF, UFF e UFRJ.

– Neste momento estamos com uma lista de chamada de reserva. Conforme vão surgindo vagas, nós vamos chamando os alunos para realizar a  matrícula. Nossas três turmas estão com uma média de 28 alunos por turma. As aulas são realizadas de segunda à sexta-feira das 18 às 22 horas, no Prédio do CCTA nas Salas 103,106 e 107 —- informa Ana Caroline, da equipe do Pré-Vestibular Social Teorema