Villa poderá ter oficinas de expressões culturais campistas

O diretor de Cultura da UENF, professor Giovane do Nascimento, reuniu-se na última quarta-feira, 28/02/24, com o animador cultural Antônio Carlos Beijinho. Eles trataram de uma parceria futura para a realização, na Casa de Cultura Villa Maria, de oficinas sobre as diversas expressões culturais de Campos dos Goytacazes.

Segundo Giovane, seria uma retomada da parceria com esta finalidade, pois Beijinho ministrou tais oficinas no período da gestão do professor Frederico Secco, no início dos anos 2000.

Giovane (à esquerda) se reuniu com o Mestre Beijinho

— Nós conversamos bastante sobre o período em que ele esteve na Casa, realizando várias oficinas relacionadas às expressões culturais campistas  mais tradicionais, como  mana-chica, fado, jongo etc. Foi um momento muito especial para a Villa — explicou.

Giovane destacou que muitas dessas expressões culturais já não existem mais. Por este motivo, o trabalho de Beijinho é fundamental para que esse conhecimento não se perca.

— O Mestre Beijinho é uma memória viva de cantigas, lendas, mitos, histórias sobre como essas expressões culturais eram realizadas na cidade. Estamos construindo a possibilidade de uma parceria para a retomada dessas oficinas.

Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo