Gestão Ativa reúne estudantes de Ciências Humanas da UENf

Empresa júnior dos cursos a área de Ciências Humanas da UENF, a Gestão Ativa Consultoria Júnior foi criada em 2018 com o objetivo  de unir a teoria acadêmica à prática, formando profissionais capazes de gerir e solucionar problemas nas organizações. A empresa reúne alunos dos três cursos do Centro de Ciências do Homem da UENF (CCH): Administração Pública, Ciências Sociais e Pedagogia.

“Apesar de distintos, estes cursos possuem áreas de atuações que se conversam, podendo contribuir muito para a criação de projetos inovadores e eficazes, além de proporcionar uma maior aproximação dos colegas do centro”, explica a presidente da empresa, Alline Viana de Almeida. Com seu trabalho, a empresa espera proporcionar ganhos de desempenho às organizações, tanto públicas quanto privadas e sem fins lucrativos, contribuindo para o desenvolvimento da  sociedade, dos alunos e da universidade.

Segundo Alline, a ideia inicial de criar a empresa júnior surgiu de um grupo de alunos do curso de Administração Pública, que tinham em mente uma visão holística da área de Ciências Humanas. Ela conta que os alunos tiveram o apoio e incentivo dos professores do CCH, especialmente do professor Geraldo Timóteo.

Atualmente, a Gestão Ativa é formada por nove alunos do CCH, sendo seis do curso de Administração Pública e três do curso de Ciências Sociais. Segundo Alline, no momento não há alunos de Pedagogia, mas espera-se que  no próximo processo seletivo, que já está aberto, haja alunos da área interessados em fazer parte da equipe.

A estrutura organizacional da Gestão Ativa é composta por uma diretoria executiva e seus membros. Ao todo são cinco diretorias: administrativa, financeira, gestão de pessoas, gestão de projetos e marketing. Cada Diretoria possui um diretor e seus respectivos membros. A sede da Gestão Ativa fica no térreo do CCH, prédio em frente à Reitoria da Uenf.

Para fazer parte da Gestão Ativa, os alunos precisam passar por um processo seletivo, dividido em cinco fases: divulgação do edital de seleção; inscrição por meio de um formulário online; entrevista Individual; dinâmica em grupo; e por fim, processo trainee, que acontece após a aprovação nas etapas anteriores. Neste, o candidato passa um mês realizando atividades da diretoria, sendo observado seu comprometimento e trabalho. Ao final do processo trainee, se aprovado, o candidato se torna membro da Gestão Ativa Consultoria Júnior.

Vantagens – Alline destaca que a participação em uma empresa júnior possibilita, na maioria das vezes, o primeiro contato dos estudantes de graduação com o ambiente profissional. “Trata-se de uma oportunidade de instrumentalizar os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação para utilizá-los futuramente no mercado de trabalho”, diz.

Segundo ela, a empresa júnior é um ótimo espaço para que os estudantes ainda não formados criem “networking”(rede de contatos) tanto com estudantes de outras empresas júniores quanto com agentes das instituições públicas e/ou privadas nas quais a empresa atue. “Os alunos conseguem se diferenciar no mercado (extremamente competitivo) de trabalho logo em um primeiro momento, que é geralmente o mais difícil, por ser um profissional na área recém-formado”, afirma.

Outro ponto importante, na sua opinião, diz respeito aos cursos de capacitação: “No ambiente acadêmico, muitas vezes acabamos ‘presos’ a ideias e teorias aparentemente abstratas. As capacitações (cursos, palestras, discussões, entre outros) voltadas à atuação na empresa júnior trazem essas teorias aprendidas em sala de aula para uma realidade mais concreta e profissionaliza os estudantes para aplicá-las na prática do cotidiano profissional”.

Para a comunidade que contrata a empresa júnior, a primeira vantagem está relacionada ao preço dos projetos e serviços, que são abaixo do mercado. Além disso, cada projeto é exclusivo, pois todo o trabalho é voltado para os problemas individuais do cliente. E, para cada projeto desenvolvido, há a supervisão dos professores-doutores que compõem o corpo técnico docente da UENF, para validá-lo e garantir a qualidade da entrega.

Trabalhos desenvolvidos – Dentre os trabalhos já desenvolvidos pela Gestão Ativa, ela destaca a realização de uma consultoria administrativa para a Unidade Experimental de Som e Imagem (UESI), do CCH/UENF, cujo objetivo era gerenciar o patrimônio da unidade, garantindo sua melhor otimização e eficiência.

Recentemente, a empresa entregou à Reitoria da UENF um mapeamento situacional dos discentes da Universidade, incluindo graduação e pós-graduação. O objetivo deste trabalho foi traçar a realidade desses estudantes durante o período de isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19, a fim de nortear medidas de curto e médio prazo por parte da Reitoria da UENF.

A ideia de realização deste trabalho partiu da própria empresa júnior. “Após um tempo já estabelecido o isolamento social, vimos que esse contexto de pandemia levaria mais tempo que o esperado. Diante disso,  levantamos a possibilidade de realizar um projeto voltado para a Reitoria com o intuito de ajudá-la nessa conjuntura. Após conversarmos com o reitor, foi detectado que havia uma carência para compreender algumas lacunas a respeito dos alunos, em especial, o seu acesso e o nível de interação com a internet”, conta Alline.

Como resultado, foi desenvolvido um levantamento estatístico através de um mapeamento situacional para identificar questões voltadas ao acesso à internet, como também para saber como esses alunos estão se sentindo neste período de quarentena e se há alguma necessidade alimentar e/ou psicológica que a universidade seja capaz de ajudar a suprir.

Primeiramente, a equipe desenvolveu um survey online contendo as perguntas necessárias para que o mapeamento situacional fosse criado. O questionário foi aprovado pela Reitoria e encaminhado à ASCOM para ser enviado via e-mail aos endereços eletrônicos de todos os alunos. Após a coleta das informações, foi feita a análise dos dados, que originaram um relatório estatístico contendo todas as variáveis criadas e suas respectivas análises descritivas sobre os dados.

“Este projeto permitiu aos alunos o contato real com a prática. Desde a estruturação de um survey até a coleta e análise de dados. Foi muito trabalhoso, pois tivemos mais de 900 respostas, então foi necessário bastante atenção e cuidado para que pudéssemos preservar a qualidade das informações obtidas. Já no processo de análise, os alunos puderam ter o contato com algumas ferramentas avançadas de Excel e o SPSS, software muito utilizado nas ciências sociais aplicadas. Realizar este grande trabalho dentro da UENF foi enriquecedor para o nosso currículo e nos proporcionou uma enorme experiência”, conclui.

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