XIII CONFICT e VI CONPG será aberto nesta terça-feira

Evento, que reúne a UENF, a UFF e o IFF, terá como tema central “Desafios da Ciência no Pós-Pandemia” e será transmitido pelo YouTube

Tudo pronto para o XIII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT) e o VI Congresso Fluminense de Pós-Graduação (CONPG). O evento acontece de 22 a 25 de junho de 2021, reunindo a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). A grande novidade deste ano é que as palestras terão tradução em libras.

Com o tema “Desafios da Ciência no Pós-Pandemia”, o congresso será de forma on-line, transmitido pela Plataforma Zoom-Galoá. O objetivo é trazer reflexões sobre a importância da Ciência no desenvolvimento do país. A cerimônia de abertura será na próxima terça-feira (22), às 09h.

A programação conta com palestras, atividades culturais e apresentação de trabalhos, nas categorias pôster e oral, dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC e PIBIT) e de pós-graduação das três instituições organizadoras. O congresso é aberto ao público, mas a submissão de trabalhos é restrita aos alunos da UENF, IFF e UFF.

A conferência de abertura será com a professora Margareth Dalcolmo (PUC-RJ) e mediação do professor Milton Kanashiro (UENF), às 16h30. O evento vai receber também Suzana Kahn Ribeiro (UFRJ), na quarta-feira; Célia Kerstenetzky (UFRJ), na quinta; e Alice Ribeiro Casimiro Lopes (UERJ), na sexta.

De acordo com Marílvia Dansa de Alencar, da comissão organizadora e coordenadora institucional dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação da UENF, foram recebidas 1764 inscrições e a submissão de 1313 resumos.

“O CONFICT/CONPG é um marco anual, quando a comunidade universitária se mobiliza e mostra o que vem fazendo em termos de ciência à sociedade. Neste ano, queremos pensar em possibilidades de futuro, com todas as lições que a pandemia da Covid-19 tem nos ensinado. Queremos pensar na possibilidade de recuperação do país, devastado por uma grave crise sanitária unida a uma irresponsabilidade política sem precedentes”, finalizou Marílvia.

Todas as informações sobre o XIII CONFICT e VI CONPG estão disponíveis no site do evento (aqui).