O ambulatório da Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI), do Programa de Extensão da Terceira Idade, está em funcionamento na UENF. Os atendimentos são realizados todas as quartas-feiras, das 7h às 9h30, pela médica geriatra e professora da Faculdade de Medicina de Campos, Kamilly Farah Cardoso Martins, que também é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem da UENF.
O ambulatório é uma parceria da UENF com a Fundação Benedito Pereira Nunes e Faculdade de Medicina de Campos. De acordo com a professora Rosalee Istoe, idealizadora e coordenadora geral do programa, o ambulatório é mais uma conquista para beneficiar as 300 pessoas acima de 55 anos atendidas diariamente nas diversas atividades de Extensão.
São oferecidas, gratuitamente, oficinas de Hidroginástica, Natação, Alongamento, Pilates, Pilates de Solo, Inglês, Violão, Informática, Oficina de Smartphone, Oficina de Psicologia, Arte terapia, Jardinagem, Nutrição, Dança Circular, Dança Rítmica, Artesanato, Caminhada, Atividade Física Funcional, dentre outras.
Nosso trabalho é executado por profissionais especializados nos cuidados com a pessoa idosa. Todos os nossos idosos possuem atestado médico específico para as atividades físicas que praticam — explica a coordenadora.
Assim que se aposentou, Marcos de Oliveira Batista, 59 anos, começou a frequentar as atividades do projeto. Ele já foi atendido no ambulatório e ficou satisfeito com a consulta da geriatra Kamilly Farah.
— É a primeira vez que eu sou atendido por uma geriatra. Achei a médica muito atenciosa. Ela passou uns exames que irei fazer pelo meu plano de saúde e retornar mostrá-la — conta o aposentado.
Frequentador assíduo da UNATI, Marcos participa de atividades de Artesanato, Memória Cognitiva, Dança Circular, Pilates, Yoga, Fisioterapia de Artrose, Tai Chi Chuan, Funcional e Alongamento e Aula de Jogos.
— Antes de me aposentar, eu não tinha o hábito de praticar exercício físico. Na UENF, eu posso fazer todas essas atividades sem pagar nada — destaca Marcos.
Agendamento – Para ser atendido no ambulatório é preciso fazer o agendamento presencialmente, sexta-feira, na sala 6, do Anexo do CCH. É necessário estar cadastrado no Programa de Extensão da Terceira Idade. Mais informações pelo telefone 2748-6063.