Mesa-redonda debate o legado de Darcy

“Onde a gente via um terreno vazio, ele viu uma universidade”. Com esta frase, o ex-deputado estadual e professor titular da Universidade Federal Fluminense (UFF), Waldeck Carneiro, resumiu a relação de Darcy Ribeiro com a UENF, que leva o nome de seu idealizador.

A frase sobre a visão de Darcy surgiu após o ex-assessor de comunicação dos dois governos de Leonel Brizola no estado do Rio de Janeiro, Luiz Erthal, contar que estava no helicóptero com Darcy quando este sobrevoou o terreno onde seria construída a UENF.

— Darcy, lá de cima, apontava para baixo e dizia: “Ali vai ser isto, ali vai ser aquilo” — contou Erthal, que conviveu muito com Darcy e Brizola.

Os depoimentos, no auditório da Villa Maria, foram resultado da mesa “O Legado de Darcy Ribeiro: Universidade, Desenvolvimento e Soberania” com o reitor da UENF, Raul Palacio; o reitor do IFF, Jefferson Manhães; e o próprio Waldeck Carneiro, com mediação da diretora da UFF Campos, Ana Costa, realizada na sexta-feira (18/08/2023).

O reitor da UENF destacou o papel da UENF a partir de Darcy Ribeiro:

— A partir do legado de Darcy, nosso papel como universidade plural é fazer nossos servidores, estudantes e extensionistas cada vez mais felizes, que era o que Darcy queria — disse Raul.

O reitor do IFF afirmou que é impossível pensar a região sem a UENF.

— A UENF é uma potência. Ela popularizou o mestrado e o doutorado na nossa região — disse Jefferson.

A presidente da Academia Fluminense de Letras, Márcia Pessanha, campista de Tocos radicada em Niterói, se fez presente no evento e comentou sobre Darcy.

— Sinto-me orgulhosa de estar participando desta mesa sobre Darcy. No aspecto literário, Darcy tem um romance, “Maíra”, que nos atinge profundamente por seu viés social, com uma visão realista dos povos originários, do indígena sofrendo uma espécie de agressão. Darcy e Paulo Freire foram educadores populares que pensaram na inserção dos excluídos nos espaços que são deles — afirmou.

Após a mesa, a Casa de Cultura Villa Maria recebeu o lançamento do livro organizado por Waldeck Carneiro “Tributo ao centenário de Darcy Ribeiro: intelectual, político e gestor insubmisso”, da coleção “Diálogos com Pensadores da Educação Brasileira”.

Segundo Waldeck, o objetivo do livro é colocar em evidência o pensamento de Darcy, que via a crise da Educação como um projeto e indignava-se com as desigualdades sociais.

— No primeiro volume, o pensador foi o grande Paulo Freire, que tem um painel no CCH. Os próximos volumes terão como foco Anísio Teixeira, que inspirou Darcy a criar os CIEPs; e Florestan Fernandes, que foi colega de Darcy no Congresso Nacional — informou Waldeck.

Após a mesa e o lançamento do livro, foi realizado o Samba na Villa com apresentação da assessora de Cultura da UENF, Maria Priscila Castro, cantando clássicos de Cartola, dentre outros sambas; seguida do violonista Renato Arpoador, que cantou um repertório só de sambistas campistas, acompanhado do professor da UENF, Giovane do Nascimento.