UENF atua em projeto pioneiro no município de Bom Jesus do Itabapoana

A Universidade Estadual do Norte Fluminense integra um projeto inovador no distrito de Rosal, em Bom Jesus do Itabapoana, no noroeste fluminense. Iniciado em abril de 2021, a pesquisa “Florística, estrutura arbórea e de serrapilheira em fragmentos de floresta estacional do Parque Natural Municipal Sabiá-Laranjeira de Rosal” tem o objetivo de conhecer a formação florestal da unidade de conservação.

Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos e o Instituto Federal Fluminense, o programa coleta amostras de folhas, flores e frutos, registrando informações como altura, medida da circunferência do caule e extensão da copa das árvores.

No fim do último ano, pesquisadores do Herbário da UENF (HUENF) receberam o material, que será utilizado para identificação das espécies e fará parte da coleção botânica da Universidade. O herbário da Universidade é um acervo de plantas catalogadas, que são utilizadas para a pesquisa e o estudo da diversidade ecológica do norte e noroeste fluminense.

Raphael de Souza Pereira é biólogo e atua na pesquisa como bolsista de extensão. Ele coopera na coleta de material botânico para os estudos de estrutura arbórea para o inventário florístico e destaca a importância do estudo para a Universidade e a região.

“Acredito que exista uma importância similar do projeto para a UENF e da UENF para o projeto. A UENF sempre foi vanguardista em pesquisas. E quando a Universidade cede os seus cientistas para contribuírem com o seu conhecimento e mão de obra, faz com que a nossa região tenha relevância. A pesquisa é importante para a UENF continue beneficiando e auxiliando as políticas públicas para a conservação e conscientização ambiental”, finalizou.

De acordo com Marcelo Trindade Nascimento, chefe do Laboratório de Ciências Ambientais (LCA) e Curador do Herbário UENF, O desenvolvimento do programa será feito em diferentes etapas.

“Desta forma vamos ter a possibilidade de contar com a participação de estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores das instituições envolvidas, desenvolvendo atividades diversas de pesquisa e extensão na área da ecologia vegetal. O Parque Sabiá-Laranjeira está inserido no Bioma Mata Atlântica em um tipo florestal denominado pelo IBGE de Floresta Estacional Semidecidual e apresenta grande riqueza e diversidade de espécies e desempenha importante papel ecológico para a região, mas essa diversidade ainda não foi estudada. Desta forma, um levantamento básico da sua flora é de extrema importância para subsidiar ações e planos de manejo na unidade de conservação”, finalizou.

Grupo de pesquisadores atua no projeto desde abril de 2021. Foto: Divulgação.