Cine Darcy da UENF exibiu produções audiovisuais campistas “Faroeste Cabrunco” e “O homem do cachorro”

A exibição encerrou as atividades da Feira de Ciências da UENF realizada nos dias 26 e 27/10

O Cine Darcy, projeto de cinema universitário vinculado à Assessoria de Cultura da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), exibiu na noite desta quinta-feira (27/10) na sala de cinema do Centro de Convenções da UENF, dentro da mostra “Produções Campistas”, os filmes de curta metragem “Faroeste Cabrunco” (dir. Victor Van Ralse, Campos dos Goytacazes-RJ, 2022, 25 min) e “O homem do cachorro” (dir. Fernando Rossi, Campos dos Goytacazes-RJ, 2022, 11 min).

O diretor de “Faroeste Cabrunco”, Victor Van Ralse, traça o objetivo do filme. “‘Faroeste Cabrunco’ foi produzido com uma equipe composta de moradores de Campos ou campistas de nascimento. É um filme de alma campista, as pessoas vão se identificar ao ver. Foi um projeto contemplado pelo edital nº 002/2021 do município e patrocinado pela Lei Aldir Blanc. O filme se passa na cidade de Campos dos Goytacazes, onde a gente conta a história do general (Tonico Pereira), que é quem manda em tudo e ele é confrontado pelo povo, através da Mana Chica (Lívia Prado), que chama um peregrino (Renato Filho) para poder enfrentá-lo. O conceito e a estética do filme usam os símbolos do faroeste, mas ele é um filme contemporâneo, que fala das mazelas do povo, que precisa se unir para conseguir melhoras para a sua própria vida. As influências do filme são ‘O dragão da maldade contra o santo guerreiro’, de Glauber Rocha; ‘Era uma vez no Oeste’, do Sergio Leone; o movimento Faroeste Spaghetti, com destaque para os filmes de Sergio Corbucci; e o recente filme brasileiro ‘Bacurau’.  Mais informações sobre o filme estão no Instagram @faroeste_cabrunco”, destaca Ralse.

O diretor de “O homem do cachorro”, Fernando Rossi, comenta sobre o filme. “‘O homem do cachorro’ é inspirado no conto de Adriano Moura e fala sobre afetividade e solidão. Tem como personagem principal um homem em situação de rua, interpretado por Arnaldo Zeus Neto, que tem a companhia de um cachorro e conhece o homem do carro preto. O elenco é composto ainda por Rodri Mendes, Whiverson Reis, Nathan Silva, Artur Velasco Florêncio, Mayco Maehika e Clara Abreu. Foi nosso primeiro filme, realizado de forma independente, levou um ano para ficar pronto, lançamos este ano e já foi premiado no Festival de Cinema de Rio Bonito (RibaCine), na categoria LGBT+, como melhor filme pelo júri popular e melhor roteiro adaptado de Rodri Mendes. Isto nos incentiva a produzir mais”, afirma Rossi.

O reitor da UENF, Raúl Palacio, ressalta a importância do Cine Darcy. “Nós oferecemos um cinema que não é comercial, é um cinema crítico, realista, que mostra como somos e oportuniza às pessoas assistirem a debates para refletirmos sobre nossos problemas. Com o Cine Darcy apoiamos os artistas, que tem a oportunidade de exibir suas produções e trazemos Cultura e Educação para dentro da Universidade. Isto é muito importante”, considera Raúl.

O evento contou também com a participação da assessora de cultura da UENF, Professora Priscila Castro; do Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), Professor Olney Vieira da Motta; e da ex-diretora do Hospital Veterinário da UENF, Professora Helena Nakamura; entre outros convidados, que compuseram o público do cineclube.

Conheça mais sobre o Cine Darcy e acompanhe a programação nas redes sociais do projeto.