Livro lançado pela EdUENF discute políticas e ações de patrimônio na região

“A imagem da cidade de Campos dos Goytacazes como vemos hoje é, então, produto da sobreposição entre a imagem do passado, construída por séculos de uma rica história; e a imagem do presente, degradada pela ausência de uma gestão de salvaguarda bem estruturada.” O trecho acima é do livro “Memórias do II Encontro de Estudos do Patrimônio Cultural”, lançado em dezembro pela Editora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (EdUENF). O livro discute as políticas e as ações de patrimônio na microrregião de Campos dos Goytacazes, que inclui os municípios de Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

A obra traz trabalhos apresentados no II Encontro de Estudos do Patrimônio Cultural, realizado em 2020, e é dividida em cinco partes: Patrimônio Urbano & Paisagens Culturais, Patrimônio Imaterial & Conhecimento Tradicional, Educação para o Patrimônio e Novas Tecnologias e Linguagens para a Preservação do Patrimônio. O livro é organizado pelas pesquisadoras Simonne Teixeira e Júlia Ermínia Riscado, do Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico (LEEA) do Centro de Ciências do Homem (CCH) da UENF.

— A segunda edição do Encontro de Estudos Sobre o Patrimônio Cultural teve o objetivo de discutir as políticas e as ações de patrimônio na microrregião de Campos dos Goytacazes, que inclui os municípios de Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, a partir da apresentação dos estudos realizados nas Instituições de Ensino Superior no município, estimulando o debate e a reflexão entre estudantes, professores, pesquisadores e demais profissionais das diferentes áreas que tratam do patrimônio cultural e sua ampla complexidade — explica Simonne Teixeira.

Segundo a professora, a proposta do II Encontro foi a de contribuir para o avanço das políticas de preservação do patrimônio cultural e das ações de sua promoção nos municípios, assim como contribuir com a consolidação das pesquisas neste campo nas Instituições de Ensino Superior e demais instituições vinculadas ao tema presentes em Campos dos Goytacazes.

Maior município em extensão territorial do Estado do Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes teve alguns de seus patrimônios avaliados na publicação, como a Praça São Salvador, o Museu Olavo Cardoso, o Jardim do Liceu, o Parque Alberto Sampaio, a Praça da República e o Jardim São Benedito.  “Há pontos em que a manutenção está faltando, como o espelho d’água; em contrapartida, a quadra esportiva e a área próxima ao edifício da Academia Campista de Letras estão bem conservadas. É válido mencionar que o Jardim São Benedito é usado frequentemente, sendo palco de vários eventos da cidade e ponto de encontro de um público variado no dia a dia”, destaca o trecho do livro.

Sobre o Museu Olavo Cardoso, a publicação aponta que o local, atualmente, encontra-se em estado de calamidade. “O antigo museu apresenta pichações em sua fachada, patologias como crosta negra e sua varanda em ruína, o que denota grande descaso com a arquitetura que embeleza a paisagem da cidade.”

Simonne Teixeira adianta que há previsão de realizar o III Encontro em 2024.

(Texto: Thiago Gomes, jornalista da EdUENF)