O papel da Iniciação Científica e Tecnológica no aprimoramento da Pós-Graduação
“O Programa de Iniciação Científica (IC) é de fundamental importância para a formação de candidatos à Pós-Graduação (PG), pois o aluno de IC, normalmente, tem seu plano de trabalho vinculado a um projeto de pesquisa dos pós-graduandos, o que leva estes alunos ao trabalho em laboratórios e ao treinamento na redação científica.” Essa é a opinião do professor Alberto Magno Fernandes, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal.
O professor Alberto Magno acredita ainda que todos os estudantes que passaram pela IC têm mais facilidade na redação de textos científicos, são bem mais preparados para desenvolverem atividades em laboratórios de pesquisa, além de ter mais facilidade no trabalho em equipe.
Prof. Alberto Magno Fernandes, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal
“O estudante de IC começa suas atividades em uma determinada linha de pesquisa que é a linha do seu orientador, com a qual pode se familiarizar e se identificar. Durante a graduação ele tem a oportunidade de passar por várias linhas de pesquisa o que lhe permite, com mais clareza, definir o seu perfil na pesquisa, caso tenha interesse em continuar na carreira científica”, disse o docente.
Outro ponto destacado pelo professor foi sobre o contato com o orientador durante a graduação. Um ponto positivo para quem vai prosseguir na pós, além da oportunidade de expor suas pesquisas em congressos, até mesmo fora do país.
“Essas experiências são extremamente importantes uma vez que permitem ao estudante um contato com pesquisas realizadas em outras instituições, o que amplia o seu conhecimento, além de uma interação maior com colegas da comunidade científica; possibilitam também serem conhecidos por orientadores de outras instituições de pesquisa”, finalizou.
“A Iniciação Científica (IC) é muito importante para a formação acadêmica do nosso discente”, essas foram as palavras iniciais da professora e atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (PGGMP), Telma Nair Santana Pereira, que é integrante do Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal (LMGV) do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA). Para ela o estudante que em sua graduação tiver a chance de participar de uma IC terá mais facilidade para acompanhar a pós-graduação.
“O estudante que ingressa no mestrado já traz consigo experiência com pesquisa, tornando mais fácil para o(a) orientador(a) a condução da sua orientação e isso pode ajudar no ganho de tempo para a sua formação. No PGGMP temos muitos discentes na PG que fizeram IC aqui na UENF, que tem um excelente programa de IC, e também em outras instituições de ensino superior. Quando o jovem faz IC tudo fica mais simples para ele, pois já está acostumado com os termos acadêmicos além de ter uma experiência com a pesquisa em si. Durante a IC ele teve que fazer relatórios, apresentar seus resultados em eventos, fazer revisões de literatura, escrever textos; tudo isso dá a esse discente um diferencial de qualidade quando comparado com um que não fez IC”, informou a coordenadora.
Além disso, a coordenadora tem observado que o estudante que já desenvolveu uma pesquisa durante a sua graduação chega na pós com uma linha de pesquisa já traçada. “Muitas vezes ele continua com o mesmo orientador dando prosseguimento a pesquisa iniciada na IC; então, o fato do discente ter feito IC interfere de modo positivo na sua decisão de fazer sua PG em uma linha de pesquisa com a qual já está familiarizado.
Além disso, o trabalho junto com o corpo docente e discente do Programa é importante; o discente tem que ser participativo, pois tudo irá trazer um ganho na sua formação. Outro ponto importante é que a participação em Congressos e Eventos de destaque ajuda no amadurecimento do discente, pois ele irá apresentar um trabalho, quer seja apresentação oral ou pôster, irá assistir palestras de pesquisadores renomados na sua área de pesquisa, ou seja, tudo contribui para uma formação de qualidade. Portanto, toda experiência na IC é importante para a formação de um bom pesquisador”, finalizou a professora Telma.