Cultivar porta-enxerto: Poncirus trifoliata var. Flying Dragon

Data de plantio: 12/2010

Poncirus trifoliata var monstrosa (‘Flying Dragon’)

Variedade de porta-enxerto para citros

Poncirus trifoliata var monstrosa ‘Flying Dragon’ é uma planta do grupo dos citros, sendo parente próxima das laranjeiras. Por isso, é possível produzir mudas de laranjeiras ou limeiras ácidas enxertadas sobre esta variedade, que, nesse caso é usada como porta-enxerto. A planta tem caule tortuoso, com crescimento típico em zigue-zague e nesse caule há grandes espinhos curvos com as pontas voltadas para baixo. Em função dessas características, essa planta também já foi usada como cercas vivas. Em Campos dos Goytacazes, o florescimento ocorre nos meses de junho a agosto e os frutos amadurecem entre fevereiro a março, quando podem ser colhidos para extração das sementes. O fruto tem formato mais cilíndrico e possui tamanho médio de 2,5 cm de diâmetro. O fruto pode ter mais de 20 sementes e pouca polpa, sendo essa polpa não comestível por ter um sabor extremamente desagradável. Essa cultivar surgiu no Japão e foi introduzida nos Estados Unidos em 1915 e no estado de São Paulo, pelo Instituto Agronômico de Campinas-IAC, em 1982 (Pompeu Junior, 2005).  Uma característica dessa planta, quando usada como porta-enxerto, é induzir um porte mais baixo para laranjeiras que, com idade de mais de cinco anos e, sob irrigação, nas condições climáticas de Campos dos Goytacazes, não ultrapassam os 2,5 metros de altura (Carvalho, 2017). Plantio efetuado em 2010 (Guilherme, 2014).

Referências:

Pompeu Junior, J. (2005) Porta-enxertos In: Mattos Junior, D; De Negri, J.D.; Pio, R.M.; Pompeu Junior, J. (Eds) Citros, Campinas, 61-104.

https://uenf.br/posgraduacao/producao-vegetal/wp-content/uploads/sites/10/2014/08/Denilson.pdf

https://uenf.br/posgraduacao/producao-vegetal/wp-content/uploads/sites/10/2017/07/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Waleska-revisada.pdf