As árvores frutíferas quando conduzidas para a colheita de frutas e comercialização são normalmente enxertadas. Isso que dizer que uma técnica especial é utilizada na produção das mudas. Por essa técnica produz-se uma muda (porta-enxerto) que tenha um sistema radicular de interesse e, sobre esta muda, enxerta-se uma copa comercial que produza frutos de interesse do consumidor ou da indústria. Para o sucesso da enxertia é necessário um nível alto de afinidade entre a copa e o porta-enxerto e essa associação de dois indivíduos resulta em plantas que produzem frutos em menor tempo e em plantas de menor altura. Os efeitos dos porta-enxertos sobre as copas variam de acordo com a interação entre a copa e porta-enxerto selecionados e são muito diversos, como alteração do porte, resistência à seca ou a outros fatores abióticos restritivos ao cultivo, tolerância a pragas e doenças e até mesmo no sabor das frutas.

 

Na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, em sua área de apoio situada no Colégio Agrícola Antônio Sarlo, há um pomar didático para caracterização de cultivares de citros (laranjeiras ou limeiras ácidas) enxertadas sobre dois porta-enxertos, um que induz porte mais alto para os citros que é conhecido como limoeiro Cravo e outro que induz às plantas um porte mais baixo conhecido como trifoliateiro Flying Dragon. Nessa área, as laranjeiras e a limeira ácida Tahiti possuem portes variados, dependendo do porta-enxerto ou das cultivares de copas utilizadas. Próximo a esse local temos um pomar com goiabeiras de diferentes cultivares e araçazeiros (parentes próximos da goiabeira) de três espécies, os quais variam em relação às características como cor e tamanho dos frutos, tipos de folhas, tamanho das copas etc. As plantas são mantidas e destinadas às aulas práticas das disciplinas “Fruticultura” do curso de graduação em Agronomia e “Citricultura” do Curso de Pós-graduação em Produção Vegetal. Nesse projeto procuramos ampliar o público alvo que se interesse por plantas frutíferas, que possam ser de interesse comercial ou para outras finalidades. Nesse site são descritas as combinações de copas e porta-enxertos que existem na área, com informações como época de plantio, tamanho das plantas, tipos de frutas etc, na aba correspondente a “Árvores Frutíferas Comerciais”.

Essas atividades estão relacionadas ao projeto de extensão Consequências e necessidades do uso da enxertia: exposição da importância da técnica em pomares formados

 

Equipe Responsável:

 

Cláudia Sales Marinho – Professora Associada do Setor de Horticultura do LFIT/Fruticultura

Rachel da Rocha Martins – Doutoranda em Produção Vegetal – Fruticultura/LFIT

Sydney Pereira Galvão – Doutorando em Produção – Fruticultura/LFIT

Humberto Gomes Stephanato – bolsista de Extensão da UENF do Curso de Agronomia

Miguel Moraes de Abreu – bolsista de Extensão da UENF do Curso de Zootecnia

Semana do produtor rural da UENF. Julho de 2023, curso “Cultivo do Citros”

 

Semana do produtor rural da UENF. Julho de 2023, curso “Propagação da goiabeira”