Espécie: Citrus x sinensis

Cultivar copa: laranjeira Natal

Maturação dos frutos: tardia

Cultivar porta-enxerto: Limoeiro Cravo

Data de plantio: 11/2011

 

Copa: Laranjeira Natal – Citrus x aurantium var sinensis L.

Tipo: Laranja comum

Porta-enxerto: Citrus limonia Osbeck – limoeiro ‘Cravo’

Características: Variedade selecionada a partir da laranja Valência. Os frutos contêm poucas sementes e polpa com muito suco e qualidade muito boa para a indústria. (Pompeu Junior, 2005). A laranjeira Natal é uma variedade tardia com maturação dos frutos ocorrendo em novembro nas condições do Norte Fluminense, tendo seus frutos mais indicados para a industrialização (Carvalho, 2017). Quando enxertada sobre o porta-enxerto limoeiro ‘Cravo’, sob cultivo irrigado atingiu altura de 3,8m aos cinco anos após plantio com produção média de 48 kg por planta, com peso médio por fruto de 178 gramas e rendimento de suco de 54%. Entre as demais laranjas cultivadas sobre o mesmo porta-enxerto foi a que teve maior teor de ácido ascórbico (vitamina C), boa quantidade de açúcar (Carvalho, 2017). Ressalta-se, porém, que precisa ser colhida madura para que haja redução da acidez o que ocorre à partir de novembro nessas condições.

 

Referências:

Pompeu Junior, J. (2005) Porta-enxertos In: Mattos Junior, D; De Negri, J.D.; Pio, R.M.; Pompeu Junior, J. (Eds) Citros, Campinas, 61-104.

https://uenf.br/posgraduacao/producao-vegetal/wp-content/uploads/sites/10/2014/08/Denilson.pdf

https://uenf.br/posgraduacao/producao-vegetal/wp-content/uploads/sites/10/2017/07/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Waleska-revisada.pdf