Eriobotrya japonica (Thunb.) Lindl.
Família: Rosaceae
Nomes populares: ameixa amarela, nêspera
Origem: China
Distribuição Geográfica
Ocorrências :
- Norte (Pará, Tocantins)
- Nordeste (Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe)
- Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul)
- Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo)
- Sul (Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina)
Domínios Fitogeográficos
- Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa
Fonte: Flora do Brasil, 2020 (clique aqui)
Curiosidades:
- Nêsperas em calda são utilizadas na medicina tradicional chinesa como expectorante e para acalmar a garganta. As folhas da nespereira também são utilizadas para o preparo de compressas, chás e extratos. Possuem propriedades antioxidantes e podem auxiliar no combate ao diabetes, às inflamações de pele, ao câncer de pele, às viroses e, inclusive, no combate ao vírus HIV, devido à presença do ácido 2-alpha-hydoxyursolico nas folhas, que possui efeito anti-HIV. (Dr. NEWTON ALEX MAYER. Pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS) (clique aqui)
- As sementes são levemente venenosas por conterem uma pequena quantidade de glicósidos cianogénicos que produzem cianeto quando digeridos, mas a pequena concentração e o sabor amargo geralmente previnem que uma quantidade suficientemente tóxica seja consumida. (clique aqui)
- Cultivada pelos frutos e na ornamentação em parques e jardins, por vezes referida como assilvestrada. A ramagem é utilizada como forragem para o gado. (clique aqui)
- A melhor condição de armazenamento da Nêspera é em refrigeração na temperatura de dois graus Celsius, devido a sua alta perecibilidade. (Clique aqui)