Plathymenia reticulata Benth.
Família: Fabaceae
Nomes populares: vinhático, amarelo acende-candeia, amarelinho, candeia, oiteira, paricazinho, pau-amarelo, pau-de-candeia, vinhático-branco, vinhático-castanho, vinhático-da-mata, vinhático-do-campo, vinhático-do-mato, vinhático-rajado e vinhático-testa-de-boi
Origem: América do Sul
Distribuição Geográfica
Ocorrências:
- Norte (Pará)
- Nordeste (Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí)
- Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso)
- Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo)
- Sul (Paraná)
Domínios Fitogeográficos
- Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica
Fonte: Flora do Brasil, 2020 (clique aqui)


As sementes, de formato ovoide, se destacam revestidas pelo endocarpo subcoriáceo, de tonalidade palha. Apresentam tegumento rígido, glabro, de coloração castanha, com pleurograma contínuo em ambas as faces, de coloração mais clara que o tegumento.

Pesquisas na UENF:
No Setor de Silvicultura do LFIT são realizadas pesquisas com a espécie:
- Propagação clonal da espécie por miniestaquia. Embora a técnica seja viável para a espécie, o percentual de enraizamento ainda é baixo e a equipe estuda protocolos para aumentar este percentual. O resgate a partir de materiais adultos também tem sido alvo das pesquisas. A propagação vegetativa da espécie auxiliará nos trabalhos de melhoramento para fins de silvicultura econômica, reduzindo o corte ilegal da madeira em áreas naturais. Permitirá também a implantação de pomares de sementes a partir de matrizes selecionadas.
- Experimento de campo é conduzido no município de Linhares, onde é monitorado o crescimento de plantas de vinhático em diferentes espaçamentos.
- Plantio de vinhático realizado em 1992, em Trajano de Moraes, na atual Floresta Estadual José Zago, tem sido acompanhado ao longo do tempo com relação ao seu crescimento e à sua influência sobre as características do solo.
Curiosidades:
- Estudos tem demonstrado que a casca de P. reticulata pode pode ser utilizada como base para estratégia terapêutica contra envenenamento por serpentes, ajudando a reduzir a inflamação local e as sequelas.(clique aqui)
- A madeira do Vinhático apresenta um prático torneamento e um bom acabamento, sendo muito utilizada em embarcações, construção civil, setor mobiliário e em molduras decorativas.(Clique aqui)
- As folhas e a resina da espécie são utilizadas na medicina popular para combater diarreia, hemorragia, varizes e doenças pulmonares. (Clique aqui)