Pesquisa do CCT desenvolve ambiente virtual de aprendizagem computacional
Amanda Ornelas, 22 anos, cursa o 8º período de Ciência da Computação na UENF. Ela nasceu em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, e cursou todo o Ensino Básico em escolas públicas. Durante o curso técnico de Informática no Instituto Federal Fluminense (IFF-Itaperuna), a estudante teve a oportunidade de conhecer a UENF e decidiu continuar os estudos na área de Ciência da Computação. Segundo Amanda, no início da faculdade, a maior dificuldade foi adaptar-se a uma nova realidade. Logo no começo do curso, ela se interessou pela Iniciação Científica (IC) e já ansiava pelo desenvolvimento de um projeto. “Procurei a professora Annabell Del Real Tamariz e juntas iniciamos a minha atual pesquisa. Começamos com uma ideia e ao longo do tempo ela foi se moldando até chegar ao estado atual”, diz.
De acordo com a estudante, a Iniciação Científica foi o impulso que ela precisava para continuar na área acadêmica. “A IC me possibilitou ver outros caminhos pelos quais eu poderia seguir. Sem ela, talvez eu nunca tivesse descoberto meu interesse por esse ramo da Computação. A IC tem um papel importantíssimo na minha trajetória. Meus planos para o futuro incluem a continuidade dos estudos e o desenvolvimento de projetos no Mestrado e no Doutorado. Além disso, quero poder exercer um dia a profissão de pesquisadora docente”, planeja.
Conheça a pesquisa
Amanda Ornelas atua no projeto “Ambiente Virtual Interativo de Aprendizagem para Computação – Implementação computacional das ações do agente animado”, no Laboratório de Ciências Matemáticas (LCMAT), no Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), sob a orientação da professora Annabell. A pesquisa visa o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem, ou seja, um espaço na internet voltado para o aprendizado, uma espécie de reforço extraclasse.
Inicialmente, a proposta do projeto é voltada para os alunos do curso de Ciência da Computação, para a matéria de Programação Orientada a Objetos. “A maioria dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem são apenas espaços na web que permitem que o aluno estude, porém, não fazem uso de ferramentas que acompanhem e garantam o aprendizado do aluno”, comenta. Segundo Amanda, o ambiente virtual proposto tem como objetivo acompanhar e promover o aprendizado dos alunos que vão utilizá-lo, fazendo o uso de ferramentas de comunicação e interação entre o usuário e o ambiente. “A comunicação é muito importante no processo de aprendizagem dos alunos. Ela não pode ser esquecida no âmbito tecnológico. Os agentes pedagógicos animados surgiram com a intenção de interferir na interação e comunicação de alunos e ambiente, como mediadores. Um Agente é uma entidade de software que habita num ambiente virtual, ou seja, são uma espécie de “personagens vivos” que atuam no ambiente virtual onde estão inseridos utilizando expressões faciais e gestos emocionais, dando ideia de vida ao interagir com os alunos”, explica.
A estudante esclarece que para o aprimoramento das funções do agente, o ambiente virtual propõe o uso de avaliações de conhecimento e o controle de tempo de execução de tarefas por parte do aluno, isto é, o agente será capaz de se comunicar com o estudante para incentivá-lo nos estudos, tendo como base um tempo médio de utilização e o resultado das avaliações feitas.